RECOMENDAÇÕES DA SEMANA #7

As recomendações desta semana incluem uma reedição de um livro esgotado em Portugal e que é obrigatório a qualquer leitor, um álbum que celebrou dez anos esta semana, um episódio de podcast que convida à leitura/releitura de um livro que celebrou 40 anos em Setembro e uma série documental portuguesa que celebra os autores vencedores de um prestigiado prémio literário.

[livro] O mais emblemático livro de Alberto Manguel, “Uma História da Leitura”, foi finalmente reeditado em Portugal, pela Tinta-da-China. A leitura é uma imensa experiência que o ensaísta conceituado e bibliófilo apaixonado apresenta neste livro, desde tempos antigos até aos dias de hoje, mostrando como a leitura pode ser sedução, rebelião, obsessão, alegria, liberdade e muito mais. Até dia 25 de Novembro podem adquirir um exemplar autografado com 10% de desconto no site da editora. Já tenho o meu e posso garantir que é lindo (comprar livro).

[álbum] Parece-me surreal que já tenham passado dez anos desde que ouvi “The Suburbs” dos Arcade Fire pela primeira vez. Sendo pessoa de fraca memória, neste caso consigo facilmente transportar-me para a residência universitária onde vivia nessa época e para as tardes de estudo de matemática, física, anatomia, química e electrónica enquanto ia cantarolando as novas músicas da banda canadiana. As minhas favoritas são City with No Children e Sprawl II (Mountains Beyond Mountains), quais são as vossas? (ouvir o álbum)

[podcast] O episódio que escolhi para esta semana serve de introdução ao projecto de leitura ou releitura do primeiro romance de Umberto Eco, O Nome da Rosa, cuja edição celebra o seu quadragésimo aniversário este ano. Por esta altura, os consumidores de podcasts literários em português já terão entendido que estou a referir-me ao podcast Anatomia do Livro, da Ana L. D. (@anatomia_do_livro no instagram), um dos melhores podcasts que descobri em 2020. A leitura será feita durante o mês de Dezembro e depois de ter ouvido a introdução ao projecto percebi que não vou poder perder esta oportunidade, participem também! (ouvir o episódio)

[série documental] Herdeiros de Saramago, com autoria de Carlos Vaz Marques e realização de Graça Castanheira, é a escolha inevitável da semana em que comemorámos os 98 anos que passaram desde o nascimento do nosso querido José Saramago. Com onze episódios, dedicados individualmente a cada um dos autores a quem foi atribuído o Prémio Literário José Saramago, esta série oferece-nos um retrato íntimo e afectivo de algumas das vozes mais destacadas em português. Os 11 episódios já se encontram disponíveis na plataforma RTP Play e, confiem em mim, são imperdíveis (assistir à série).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s