RECOMENDAÇÕES DA SEMANA #5

As recomendações desta semana incluem o novo livro de uma autora argentina e a apresentação online desse mesmo livro, cuja tradução portuguesa é a primeira a nível mundial, a nova música de uma das minhas bandas de eleição, um episódio de um podcast que aborda temas como racismo, colonialismo e privilégio, e uma série documental sobre a história da Pérsia.

[livro] “A Nossa Parte da Noite”, de Mariana Enriquez, chegou às livrarias em Outubro, pela Quetzal Editores, e já foi comparado a obras como “Rayuela”, “Cem Anos de Solidão” ou “2666”. É considerada uma história épica e gótica, que mistura vários géneros e tradições literárias, onde as personagens atravessam mundos e submundos, no tempo da ditadura militar da Argentina. Já está aqui ao meu lado e estou ansiosa por lê-lo (comprar livro).

[evento] Esta terça-feira (dia 3) realizou-se a apresentação do livro que referi acima, “A Nossa Parte da Noite”, a primeira tradução mundial do primeiro romance de Mariana Enriquez. A apresentação foi feita online nas redes sociais da “Casa da América Latina” e da “Quetzal Editores” e contou com a presença da autora e de Lúcia Pinho e Melo (editora), tendo sido conduzido por Raquel Marinho (responsável pela maravilhosa página de instagram @opoemaensinaacair). Nesta apresentação a autora respondeu a algumas questões, quer sobre o livro, quer sobre o seu percurso como jornalista e escritora. Foram também lidos excertos do livro em português e em espanhol (assistir à apresentação).

[música] Também no dia 3 de Novembro, os Arcade Fire participaram no especial eleitoral de Stephen Colbert onde, entre outras músicas, apresentaram uma estreia inédita intitulada “Generation A”. Não ficou claro se fará parte de um novo álbum ou se será apenas um single, mas se és fã da banda canadiana, o que realmente importa é ouvir esta nova música, especialmente porque pretende transmitir uma mensagem de esperança para os jovens (ouvir no Youtube).

[podcast] Desta para Melhor é um podcast criado por Diogo Faro que já conta com quatro episódios, todos eles com temas bastante diversificados e essenciais. A minha escolha vai para o quarto episódio com a activista interseccional Nuna (@itsnunaa no instagram). Em apenas uma hora são abordados conceitos que muitos de nós desconhecemos ou dos quais temos ideias erradas. Senti que aprendi muita coisa e a minha vontade de ler mais sobre o assunto cresceu exponencialmente. Uma conversa imperdível sobre activismo, racismo estrutural, colonialismo, micro e macro racismo, privilégio (assistir ao podcast no Youtube).

[documentário] Os Persas – A História do Irão (Art of Persia, de Richard Downes) é uma série documental com três episódios que nos leva à descoberta da complexa e fascinante história da Pérsia, o primeiro império do mundo. É conduzida pela jornalista britânica Samira Ahmed, que parte numa incrível jornada pelo Irão, por locais históricos e culturais raramente visitados para contar a história de um povo e da sua cultura. Ainda não a terminei mas não podia deixar de recomendá-la uma vez que ficará disponível na plataforma RTP Play durante poucos dias (assistir à série documental).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s