RECOMENDAÇÕES DA SEMANA #4

As recomendações desta semana incluem um programa português dedicado à música, o novo livro de uma poetisa portuguesa, um álbum ao vivo que chegará em Dezembro, um novo podcast que promete despertar o interesse para a leitura e curiosidade intelectual e um documentário sobre um clássico da literatura americana.

[programa] Eléctrico é um programa com música ao vivo e conversas guiadas por Henrique Amaro e Vanessa Augusto, onde duas bandas estão frente a frente e cujo alinhamento artístico pretende juntar vários géneros musicais, gerações de músicos e, ao mesmo tempo, trazer-nos complementaridade e afinidades entre todos. A segunda temporada do programa já conta com quatro episódios e a recomendação desta semana vai para o episódio de 16 de Outubro com Lena D’Água e Capicua, duas mulheres incontornáveis da música portuguesa, cujo trabalho merece a atenção de todos. Todos os episódios estão disponíveis na plataforma RTP Palco (assistir ao episódio).

[livro] No dia 8 Outubro chegou às livrarias o mais recente livro de Adília Lopes, “Dias e Dias”, pela Assírio e Alvim. Como a poetisa portuguesa já nos habituou, este livro de poesia está repleto de memórias da infância, da geografia do lar e das rotinas quotidianas, desta vez, escritas durante o confinamento (entre Março e e Junho). É uma pequena maravilha que se devora num instante, mas que poderíamos ler para sempre (comprar livro).

[álbum] Ainda não podem ouvir a escolha desta semana, mas já podem apontar na vossa agenda o dia quatro de dezembro de 2020 como a data do lançamento do novo álbum de Artic Monkeys, ao vivo no Royal Albert Hall. Se quiserem ir mais longe, podem já perder a cabeça na pré-venda, que conta com duas edições em vinil (uma das quais com um poster A2). Para além da parte gráfica do álbum, já está também disponível a lista de músicas que o compõe e que irá certamente deixar os fãs da banda muito felizes, eu incluída (álbum em pré-venda).

[podcast] Prōfectus é um novo podcast criado por três jovens portugueses que promete despertar o interesse para a leitura e curiosidade intelectual, ao apresentar e explorar os livros que mais marcaram os seus convidados. O primeiro episódio foi lançado no dia 22 outubro, tendo como convidado Ricardo Araújo Pereira, que escolheu o livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, do qual destaca o papel da linguagem e da lógica, discorrendo, a partir dele, sobre o humor, o conceito de politicamente correcto e a liberdade de expressão (ouvir o episódio).

[documentário] “The Grapes of Wrath: The Ghost of Modern America”, realizado e escrito por Priscilla Pizzato, foi exibido na RTP2 no dia 28 de Outubro e está disponível na plataforma RTP Play. Tendo lido “As Vinhas da Ira” este Verão, achei o documentário um excelente complemento ao livro e ao contexto histórico em que se insere, pois reúne testemunhos de historiadores, economistas e escritores, correspondência pessoal de Steinbeck que abrange o período de escrita do livro, bem como excertos de filmes e vídeos inéditos (assistir ao documentário).

One thought on “RECOMENDAÇÕES DA SEMANA #4

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s